top of page

O que é Analise de Qualidade do Ar (Q.A.I)?

Atualizado: 27 de fev. de 2022



A análise da qualidade do ar interior (Q.A.I) é a avaliação feita no ar de ambientes climatizados artificialmente. Essa análise busca identificar poluentes que vêm na forma de partículas sólidas ou líquidas suspensas ou dispersas no ar (aerodispersóides), gases e vapores, e podem ser classificados inicialmente como poluentes primários (que são aqueles emitidos diretamente pelas fontes) ou secundários (aqueles formados na atmosfera através de reações químicas e fotoquímicas), gêneros fúngicos e dióxido de carbono, além de medir temperatura, umidade e velocidade do ar. Essas bactérias, fungos, impurezas ou demais microrganismos que apresentam potencial de proliferar doenças são identificados pela análise da qualidade do ar, e quando estão presentes no ar condicionado acabam se desenvolvendo graças ao ambiente úmido no interior dessas instalações e, quando inaladas, prejudicam diretamente o sistema respiratório das pessoas, causando doenças graves.


Para o PMOC a Q.A.I serve como um indicador das condições de manutenções e de limpeza do equipamento e do ambiente, com os resultados da análise é possível traçar planos para minimizar a quantidade de “inquilinos indesejados” e reduzir os riscos de transmissão de doenças respiratórias, de pele, dos olhos, entre outras.


A Resolução 9 ANVISA trás parâmetros que devem ser adotados durante a análise para que se tenha uma boa qualidade do ar, como por exemplo a quantidade e o método que deve ser utilizado para as amostras do ar, dispõe também alguns tipos de problemas, fontes causadoras e possíveis métodos para correção. (Veja o exemplo 1 e 2, arraste o post para o lado)


A análise da qualidade do ar interior deve acontecer correspondendo à periodicidade exigida para ambientes abertos ao público, ou em casos em que se apresentem quaisquer sinais de contaminação. Normalmente, a exposição prolongada ao ar contaminado acontece em ambientes de trabalho, mas também pode ocorrer casos de contaminação em locais onde as pessoas apenas circulem, como é o caso de estabelecimentos comerciais.


Todos ambiente é interessante ter uma análise de qualidade do ar Independentemente do seu tamanho, pois isso influi diretamente na saúde daqueles que frequentam esse ambiente climatizado, porém ela somente passa a ser obrigatória para estabelecimento com capacidade igual ou superior a 60.000 Btus, pois a analise passa a ser um documento complementar para PMOC.


Em 2016 a universidade de Harvard nos Estados Unidos publicou um estudo dizendo que a qualidade do ar de interiores impacta diretamente nas funções cognitivas dos funcionários e que a melhora na eficiência é um fator de grande impacto financeiro nas instituições. Segundo o estudo de Harvard, uma qualidade do ar adequada pode gerar ganhos extras de até US$6.500,00 por pessoa por ano com aumento de produtividade e menos faltas laborais.



45 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page